quinta-feira, 28 de abril de 2011

Ansiedade

Olha o texto interssante que achei sobre ansiedade. Me identifiquei muito com ele.

Sensibilidade à Ansiedade: o medo do medo


Um fator comum nas pessoas que apresentam um Transtorno de Ansiedade (Pânico, Fobias, etc. ) é a Sensibilidade à Ansiedade (Anxiety Sensitivity, em inglês).
A Sensibilidade à Ansiedade é o medo dos sintomas decorrentes da ansiedade, assim como a crença de que esses sintomas possam produzir danos psicológicos, físicos ou sociais.
Geralmente estes medos agrupam-se em três dimensões:
1) medo dos sintomas físicos (taquicardia, tontura, mãos úmidas, etc)
2) medo de descontrole mental
3) medo que os sintomas possam ser vistos pelos outros
Pesquisas apontam que as pessoas que apresentam índices altos em testes de Sensibilidade à Ansiedade terão uma probabilidade maior de vir a desenvolver um Transtorno de Ansiedade. Ou seja, a Sensibilidade a Ansiedade pode preparar o terreno para algumas pessoas desenvolverem um Transtorno de Ansiedade.
Este traço de Sensibilidade à Ansiedade parece ser desenvolvido ao longo da vida, através de algumas experiências como:
(1) experiências pessoais difíceis como doença, acidente ou perdas
(2) contato com o sofrimento de outras pessoas, que adoeceram ou morreram, por exemplo.
(3) contato com pessoas próximas que tinham medo das sensações corporais, medo de ficar doente, etc.
(4) ter sido criado por pais que apresentavam excessivo cuidado, com ansiedade e superproteção relacionados ao bem estar físico.
É importante ajudar a pessoa a ir superando este medo das reações de ansiedade, aumentando a tolerância ao que sente e aumentando a confiança em si mesma.

5 comentários:

  1. Lembrei de algumas coisas depois da leitura. Enfim...
    Importante o último trecho!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem ? Vim te agradecer o comentário...´pois é, esse assunto da sindrome de panico é tão estranho...as vezes eu nem sei o que dizer..Agora eu to usando florais de bach, não sei se funciona,mas tenho que tentar tudo né ? Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá Iara!
    Florais de Bach funcionam sim, pelo menos as mulheres da minha família garantem isso. Já pensei em usar tb, acredito que uma fórmula natural pode até amenizar, mas a depender do grau do problema, pode não ser suficiente. Como cada pessoa é única, vai de cada um então.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Maluca Beleza,
    Bom Dia!

    Hoje eu quero falar sobre um pouco de tudo que estou sentindo. Pensei em até ligar para uma amiga próxima, mas acredito que pelo menos hoje, escrever tudo que estou sentindo, será mais produtivo.

    Então vamos lá...

    Até segunda agora estava tomando o antidepressivo de nome SERENATA, sendo que a substância é CLORIDRATO DE SERTRALINA. Acabou! A partir de terça comecei a tomar outro anti, da mesma substância, porém de nome ASSERT.

    Pode ser impressão ou até coisas da minha cabeça. Na verdade, estamos todos aqui justamente por causa disso, COISAS DA NOSSA CABEÇA, não é verdade!?

    O que sinto desde terça é um aumento na falta de concentração, porém três mudanças positivas: voltei a dormir mais rápido, não senti sono durante o dia e não estava impaciente com as pessoas, estou mais tranquilo. Mas, voltei a ter pesadelos esta noite, sonhei novamente com meu pai, pela sétima ou oitava vez o mesmo sono. Meu pai muito insatisfeito com algo que não sei o que é. Mas desta vez, sonhei com minha mãe tb, e mais uma vez, ela não aparece no sono, apenas choro sabendo que ela se foi. Triste né? Talvez nem tanto. O tempo passou e eu me acostumei com a ideia.

    Só não consigo me acostumar com a idéia de perder a concentração e o prazer pelas coisas em um momento tão decisivo pra mim. Não fui para faculdade a semana toda, não consigo. Estou trabalhando forçadamente (ontem faltei) e não consigo me concentrar para estudar. Separo tudo, abro os livros, pego minha caneta de coração e começo... começo a lutar para me concentrar e não consigo. Isso sim, me tira do sério!

    Então hj acordei assim, em uma gangorra! Fico esperando o final de semana chegar para me organizar, e quando chega, perco novamente a concentração. É uma dissonância e chega até ser violento, vc ter FOCO e não ter concentração. É como ter muita fome e não conseguir comer pq a garganta está inflamada. Entende?

    É isso, agora q digitei me sinto mais tranquilo. Sei que abusei um pouco, tenho esse problema, escrevo demais. E olha que nem é falta de poder de síntese, é necessidade mesmo de colocar p/ fora.

    Tomei uma decisão. Vou voltar p/ terapia, não posso mais esperar passar a prova q tenho q fazer, posso me prejudicar ainda mais.

    Fica com deus e desculpas pelo excesso.
    abraços!

    ResponderExcluir